culinária asiatica

Saiba mais sobre as vantagens da culinária asiática

Diversos ingredientes e alimentos utilizados na culinária asiática fazem bem a sua saúde, além de serem deliciosos, claro! A nutricionista funcional e fitoterapeuta, Amarilda Carraro, explica sobre os benefícios de alguns deles. Confira!

Salmão
Muitos já sabem que esse peixe tem Ômega 3, um ácido graxo que ajuda a diminuir obstrução de vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Mas, esse peixe também é rico em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento, e tem vitaminas A, D e sais minerais, como magnésio, fósforo, zinco, ferro, cálcio e selênio, importantes para fortalecer músculos e ossos.  O consumo frequente, de duas vezes por semana, também auxilia na disposição, memória e controle glicêmico.

Atum
Mais um peixe rico em proteínas, fonte de nutrientes, como o selênio, magnésio e potássio e ferro, fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de fósforo, vitaminas do complexo B e Ômega 3. O atum auxilia no combate à doença arterial coronariana ao reduzir os níveis de colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos. Sua ação anti-inflamatória previne a gota e a artrite.
Duas porções de atum por semana são suficientes para reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.

Ceviche
Esse prato que é preparado com vários peixes é rico em proteínas, vitaminas, antioxidantes e fonte de Ômega 3. Além disso, quando é mariando com limão, também possui vitamina C.

Wasabi
Feito da planta wasabia japônica, o wasabi protege o coração contra problemas cardiovasculares, ajuda no tratamento da artrite, além de atuar contra algumas bactérias e a deterioração dentária.

Esse alimento, pelo efeito do enxofre na sua composição, ainda auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como de pulmão e câncer de esôfago, além de reduzir o risco de outros tipos de câncer, incluindo o gastrointestinal.
Mas, é sempre importante lembrar-se de consumir com moderação.

Shoyu
Esse molho, obtido da mistura de soja, trigo e sal marinho, possui proteínas, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Ele melhora a flora intestinal e pode ajudar na prevenção do câncer de mama e do colo do útero, graças ao efeito antioxidante da soja. Porém, é preciso consumir com moderação para não exceder a ingestão recomendada de sal.

Algas
As algas ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele e problemas capilares. São ricas em iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, além de vitamina K, que é anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.

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